segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Líderes precisam mudar forma de agir para ter time de sucesso

O segredo de uma equipe de sucesso passa, entre outras coisas, pela forma de agir do líder, segundo alerta do professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e membro dos conselhos de administração da Sadia e da Ambev, Vicente Falconi.

Na opinião dele, os líderes precisam saber recrutar, treinar e avaliar o desempenho de seus colaboradores, além de acompanhar os seus times.

"Os chefes precisam saber recrutar, treinar as pessoas certas e avaliar seu desempenho. Este é o segredo de um bom time, só que a maioria das pessoas delega isso para o RH (...) A diferença entre aqueles que alcançam resultados excepcionais é justamente saber que a responsabilidade de ter um time bom é competência do líder. E ainda hoje são raríssimos os líderes que recrutam e acompanham seus times", diz.

Retendo o conhecimento

Ainda de acordo com Falconi, as atitudes do líder também influenciam na boa produtividade da empresa que, por sua vez, reflete o nível de turn-over (rotatividade de pessoal) do lugar.

Para ele, quando a rotatividade é muito alta, há uma grande perda de conhecimento na companhia, sobretudo, do chamado conhecimento tácito, ou seja, a bagagem cultural de cada indivíduo.

Falconi explica que há dois tipos de conhecimento, o explícito, que pode ser escrito e documentado e deve ser compartilhado na empresa, e o tácito, que as pessoas vão buscar fora do ambiente de trabalho para melhorar o seu desempenho.

"Para bater a meta, as pessoas vão atrás de conhecimento e trazem isso para dentro da empresa. Quando se vê um turn-over muito alto, é o conhecimento tácito que se perde".

Alta rotatividade

De acordo com o diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudo Socioeconômico), Clemente Ganz Luz, a alta rotatividade ainda é bem presente no mercado de trabalho brasileiro, por conta da flexibilidade deste.

Além disso, ela pode ser explicada pelo fato das empresas ajustarem a demanda de produção à contratação ou demissão de funcionários, principalmente os de cargos como ajudantes, auxiliares e assistentes.

Um comentário:

  1. Olá Cláudio, Gostei muito de suas matérias!

    Sou formada em Gestão de Marketing e gostei de seus temas. Um dos meu trabalhos é como consultora de beleza Mary Kay, além de vendas, montamos equipes, onde somos gestoras. Visite meu blog quando puder vou gostar de sua visita. Vou sempre vir aqui colher informações. Caso queira fazer uma parceria de "de indicação de blog" eu tenho um espaço no meu onde faço as indicações ("indica alguns blogs"), qqr coisa me avise.

    Tenho também uma comunidade no orkut onde também faço indicações de blogs http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115484742

    Ótimos trabalhos.

    BLOG: http://carolcardillimarykay.blogspot.com/

    Att Carol Cardilli

    ResponderExcluir