Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como reduzido crescimento econômico, globalização, regulamentação governamental, inflação escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento desse planejamento.
No Brasil apesar de muitas empresas estarem utilizando a metodologia do planejamento Estratégico, ainda pairam dúvidas sobre o que realmente este vem a ser e como deve ser formulado. A maior dúvida diz respeito a uma acentuada tendência para a utilização dos termos “Planejamento Estratégico” e “Planejamento a Longo Prazo” como se fossem sinônimos.
Segundo Igor ANSOFF(1990), somente um número reduzido de empresas utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico. A grande maioria das organizações continua empregando as antiquadas técnicas do Planejamento a Longo prazo, que se baseiam em extrapolação das situações passadas.
A metodologia do Planejamento a Longo prazo foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 50 com profunda influência da tecnologia do planejamento dos países com economia planejada a longo prazo. Em conseqüência disso, na opinião de Marvin Bower(1996), os planos a longo prazo tornaram-se projeções de lucro(para dez ou mais anos) sem muita utilidade, representados por uma enorme quantidade de papel e uma limitada quantidade de pensamento Estratégico. Tais planos não permitem antever a realidade ambiental futura.
Na metade dos anos 60, foi introduzida a metodologia do plano estratégico mediante proposições do prof. Igor Ansoff, dos pesquisadores do Stanford institute e dos consultores da McKinsey Consulting.
Phillip KOTLER (1975), um dos defensores da sua utilização, propõe o seguinte conceito: “o Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o meio ambiente”,que pode ser positivo,neutro ou negativo, é variável dependendo do comportamento estratégico assumido pela organização perante o contexto ambiental.
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